TecnoAgro 2024: painel relembra a trajetória de 45 anos do Jornal do Campo

Com mediação de Gabriela Ribeti, a nova apresentadora do telejornal, o bate-papo destacou o papel do programa para difusão de conhecimento do agronegócio do Estado

Como parte das comemorações pelos 45 anos do Jornal do Campo, o Tecnoagro 2024 contou com um painel especial dedicado ao programa nesta quarta-feira (28). A apresentadora Gabriela Ribeti conduziu a conversa ao lado de Cláudia Gregório, editora e apresentadora do telejornal por 35 anos.

O painel contou ainda com a participação do diretor-geral do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Antônio Elias da Silva, e do CEO da Nater Coop, Marcelino Bellardt, que discutiram as principais tendências de transformação do agro no Espírito Santo, além do papel do Jornal do Campo para difundir informação e conhecimento.

Gabriela Ribeti classificou como uma honra substituir Cláudia Gregório à frente do telejornal | 📸 Edwaldo Cabidelli

Gabriela Ribeti classificou como uma honra substituir Cláudia Gregório à frente do telejornal e o desafio de manter as pautas sempre atualizadas às demandas dos produtores rurais capixabas.

“Eu sempre adorei fazer reportagens para o Jornal do Campo. Foi nele que conquistei todos os prêmios de Jornalismo da minha carreira. É um orgulho muito grande ser a cara do jornal hoje em dia”, destacou Ribeti.

Para Cláudia Gregório, o período em que esteve à frente do telejornal foi de enorme evolução pessoal e profissional. “Cada reportagem que a gente ia a campo era um aprendizado. O produtor rural sempre me impressionou por sua resiliência, coragem e competência e aquilo me incentivava a continuar evoluindo também no meu trabalho”, contou a jornalista que, em 2020 sagrou-se a apresentadora mais longeva da história da TV capixaba, após mais de três décadas à frente do mesmo programa.

Sustentabilidade e rastreabilidade

Durante o painel, os palestrantes destacaram a sustentabilidade e a rastreabilidade como principais tendências do agro atualmente. “A sociedade hoje quer saber qual foi a trajetória daquele produto que está chegando em sua casa, quais foram as condições de produção e trabalho empregadas na produção. E a rastreabilidade traz transparência a esse processo”, destacou Antônio Elias da Silva.

O CEO da Nater Coop, Marcelino Bellardt, lembrou a relação direta entre sustentabilidade e rastreabilidade no atual cenário do agronegócio. “É justamente a partir da rastreabilidade que o produtor rural comprova a sustentabilidade de sua produção, contando a história e as técnicas de manejo utilizadas em sua propriedade”, salientou.

Antônio Elias da Silva também destacou a parceria do Jornal do Campo desde a fundação do Instituto, em 2000. “A cobertura do Jornal do Campo foi essencial na divulgação de nossas pesquisas, mostrando aos produtores rurais que existem novas tecnologias capazes de modernizar a execução de suas atividades e tornar sua produção mais competitiva”, frisou.

O Jornal do Campo vai ao ar todos os domingos, a partir das 6h50, na programação da TV Gazeta. Acompanhe e fique por dentro de todas as notícias do agronegócio capixaba.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp