Com início da campanha eleitoral, Rede Gazeta intensifica ações para garantir maior cobertura do Estado
Foi dada a largada para as eleições municipais de 2024 e a Rede Gazeta mergulha definitivamente na cobertura do pleito com as já tradicionais sabatinas e entrevistas, ao lado de vídeos, lives e uma série de ferramentas interativas para balizar o voto do eleitor nos 78 municípios do Estado.
Uma das novidades da cobertura de A Gazeta neste ano é o videocast “Papo de Eleições”, que estreou em junho. Com apresentação de Nadedja Calado, jornalista do Núcleo de Eleições, e um rodízio de comentaristas também do Núcleo, o programa semanal acompanha todo o calendário eleitoral, sempre repercutindo o noticiário político do Estado.
“A ideia é que cada edição traga um breve giro de notícias, deixando o leitor, ouvinte e espectador mais bem informado sobre as movimentações do mundo político do Espírito Santo”, explica a editora do Núcleo de Eleições de A Gazeta, Gisele Arantes.
Os episódios ficam disponíveis no site e canal no YouTube de A Gazeta, e também em áudio no Spotify. No bate-papo, entram bastidores das campanhas com os destaques da semana e o que vem por aí na corrida eleitoral, entre outros temas de destaque da semana.
O Núcleo de Eleições da Rede Gazeta trabalha identificando diariamente as principais percepções do eleitorado e repercutindo essas informações por meio de entrevistas, sabatinas, reportagens especiais, pesquisas de intenção de voto e debates promovidos pela TV Gazeta, pelos sites A Gazeta e G1 ES e, também, pela CBN Vitória.
Redes Sociais
Nas redes sociais, serão também trabalhados os principais formatos disponíveis em cada plataforma. “Isso significa que estamos aumentando a oferta de carrosséis e principalmente vídeo, incluindo o Tiktok na nossa estratégia para as Eleições 2024”, conta o editor de redes sociais de A Gazeta, Danilo Meirelles.
Para garantir que o conteúdo esteja sempre na palma da mão dos capixabas em todas as plataformas digitais, um grupo de Whatsapp foi também criado com o tema Eleições. O canal conta com atualização constante, alimentada pelas principais notícias publicadas no site.
Comprova
Em 2024, A Gazeta segue integrando o Projeto Comprova, coalização formada por 42 veículos de comunicação, liderados pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que atua colaborativamente na investigação e checagem de desinformação compartilhada nas redes sociais. A Gazeta, inclusive, é o único veículo capixaba a fazer parte do projeto. Neste ano, o Comprova irá focar suas ações nas eleições municipais.
Além da iniciativa nacional de checagem, A Gazeta conta também, desde 2017, com o “Passando a Limpo”. A ação busca esclarecer boatos e notícias falsas que circulam na web, prestando um importante serviço à sociedade.
“Pretendemos apresentar nosso conteúdo de forma ágil e prática, mas sempre prezando por uma apuração e checagem criteriosas das informações”, pontua o editor-chefe de A Gazeta e CBN Vitória, Geraldo Nascimento.
Nascimento salienta ainda o esforço dos veículos em mapear as necessidades dos eleitores capixabas e trazer essas demandas para as sabatinas junto aos candidatos, debates e análises de colunistas.
“Nossa cobertura abrange todo o Estado e contamos também com repórteres focados em algumas cidades específicas, com maior número de eleitores. Tudo isso para garantir uma cobertura isenta, capaz de oferecer ao cidadão informações qualificadas e verificadas para que ele tenha condições de formar seu próprio juízo na hora de votar”, destaca.
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam quase 3 milhões de pessoas aptas a votar no Estado em 2024, maior eleitorado registrado no Espírito Santo desde 1994, quando teve início a série histórica de levantamentos realizada pelo TSE.
Telejornalismo
A TV Gazeta será, novamente, nas eleições de 2024, a única emissora do Estado com presença diária na Grande Vitória e nas regionais localizadas em Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares. “É tradição de nosso jornalismo cobrir a rotina eleitoral, onde fatos importantes se impõem durante a campanha. Nossa missão é entregar ao telespectador informações detalhadas das campanhas com isenção, ética, transparência e apartidarismo, valores inegociáveis de nosso jornalismo”, frisa o editor-chefe da TV Gazeta e G1 ES, Bruno Dalvi.
Ainda segundo Dalvi, a TV Gazeta preparou um calendário de debates ao vivo nas cidades de Vitória, Linhares, Colatina e Cachoeiro. Além disso, haverá entrevistas com os candidatos da capital, de Vila Velha, Serra e Cariacica. “Os debates e as entrevistas são oportunidades para que o eleitor conheça os candidatos, suas propostas e decida seu voto com consciência e liberdade.”
Os telejornais Bom Dia ES e Gazeta Meio Dia irão apresentar ainda a agenda diária de compromissos públicos dos candidatos de Vitória, Vila Velha, Serra Cariacica, Linhares, Colatina e Cachoeiro para o eleitor se programar e participar dos atos. Já no Boa Noite ES, os eleitores de Vitória poderão conferir reportagens diárias com os candidatos da capital.
Tradição
Para o diretor de Jornalismo da Rede Gazeta, Abdo Chequer, o grupo tem a tradição e a expertise necessárias para oferecer aos capixabas dados confiáveis para escolherem seus candidatos. “Desde 1982, ainda antes da redemocratização do país, a TV Gazeta realiza debates ao vivo. Com o passar dos anos, A Gazeta, CBN e G1 ES foram se adaptando aos hábitos do público e modernizando essa cobertura em diferentes plataformas. O protagonista deste momento sempre foi o eleitor”, pontua o diretor.
No dia 6 de outubro, os capixabas irão novamente às urnas para eleger prefeitos e vereadores. Nos municípios de Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória, que mantêm mais de 200 mil eleitores, a escolha do chefe do Executivo poderá ir para 2º turno, com votação prevista para 26 de outubro.