Marcas de Valor: o que diz o mercado publicitário

No próximo dia 07 de dezembro, a Rede Gazeta vai premiar as marcas protagonistas do mercado capixaba. A noite de premiação será em grande estilo e para aquecer o evento, conversamos com profissionais do mercado publicitário, que falaram sobre marketing de influência, diversidade e inclusão (temas das palestras durante o lançamento da pesquisa ‘Marcas de Valor 2022’ e apresentação dos resultados para o mercado, no último dia 20 de outubro).

Confira, a seguir, o que pensam os profissionais sobre o Marcas de Valor e as temáticas deste ano.

Caetano Monteiro, sócio-proprietário e Diretor de Criação da Agência Chuva

Nosso esforço está em aproximar marcas do público. Entreter sem interromper. Logo, o marketing de influência torna-se parte das estratégias. Visto como uma importante ferramenta para se alcançar objetivos imediatos – tanto de vendas quanto de reforço de marca.

A palestra da Ana Paula Passarelli contribuiu também para entendermos que há mais de 15 formas de mensuração de resultados em planejamentos de marketing de influência. Saber analisar esses dados é a chave para medir e repensar estratégias de acordo com cada ação.

Fernando Lisboa, Diretor-executivo da Prósper Comunicação

O marketing de influência aqui na agência é tratado como uma estratégia macro para as marcas, os produtos e os serviços que nós atendemos.

Dentro de um planejamento de uma campanha ou de uma ação de comunicação, ele aparece como uma estratégia possível e vai ser discutida entre os times de planejamento, de mídias sociais e das pessoas que cuidam de determinada campanha, de determinada conta.

Um case interessante que nós temos, inclusive com a Rede Gazeta, é um projeto que fizemos junto com o creator Diego – apresentador do Em Movimento – no qual ele fez a aquisição de um imóvel particular, dentro de um dos nossos clientes da carteira, a Morar Construtora. Foi uma oportunidade de desenvolvimento de um projeto completo de criação de conteúdo de influência digital para toda a jornada dele de compra.

Toda a estratégia de influência – desde a escolha da unidade, o acompanhamento da obra, a entrega e até hoje com ele morando lá e tendo montado seu apartamento – foi pensada para que a gente pudesse mostrar para o consumidor, principalmente no digital, como é o processo de compra e como é viver em um ‘Morar’, como funcionam essas etapas todas.

E aí foi muito interessante porque a gente tem um caso real de um influencer cliente no mercado de consumo, que você viu que é tão difícil, né. A maioria dos influencers que produzem conteúdo para o mercado digital, não necessariamente são clientes do produto que ele está anunciando – e isso acaba passando um pouco de distanciamento, e nesse caso com o Diego a gente teve uma oportunidade bem legal.

Grazi Fiorese, Mídia da Agência Ampla Comunicação

O marketing de influência dentro da Ampla é usado como uma ponte entre a marca do nosso cliente e o seu público, uma vez que envolve o sentimento de confiança dos consumidores em relação ao influenciador. Após a definição dos objetivos bem definidos, começamos a estudar os influenciadores que se encaixam nas exigências da marca. Não basta apenas ter alcance por alcance, buscamos um trabalho voltado para o engajamento que reflete experiências autênticas e reais para os nossos clientes. Temos um case muito interessante na agência, do nosso cliente Atacado Vem, com o creator Bruninho da Rádio Litoral FM.

Keila Nascimento, Mídia da Agência Fire

Na Fire buscamos sempre ser plurais. O trabalho de uma agência de comunicação deve ser amplo, dialogar respeitando as diferentes formas de pensar e se relacionar com todos os públicos, sem preconceitos e distinção.
Entendemos que conteúdo deve ser desenvolvido com foco na criação de um relacionamento contínuo e confiável junto ao público consumidor de uma determinada marca. Para isso acontecer, é necessário falar a verdade em todos os momentos e compreender melhor a forma de pensar e se relacionar de quem consome um produto ou serviço de uma determinada marca.
Podemos citar dois cases super bacanas, “Banestes – Somos Capixabas”, que destacamos todas as vantagens, produtos e frentes de atuação linkando a mensagem da campanha com todos os tipos de público que podem consumir algum produto ou serviço do banco.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=8bMKHgPNBb0

Outro case bem legal é o Universo Azul, onde mergulhamos fundo para captar a essência do universo autista em um trabalho primoroso realizado para a Amaes – Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo – em 2017.
Depois de 10 meses de muita parceria e trabalho incessante com o Estúdio Nova Arte e o artista capixaba Rodolfo Valdetaro, criamos um material único como o Enzo Aquino Rios, criança autista e a principal voz do vídeo.
Link: https://smokefilms.com.br/trabalhos/universo-azul/
Bebel Lacourt, Atendimento Aquatro Comunicação & Marketing

Sempre temos em mente a preocupação em abordar os temas “diversidade” e “inclusão” em nossas campanhas. Trabalhar de forma a não potencializar a discriminação das pessoas em campanhas publicitárias. Todos precisam se sentir incluídos e representados.

Não só em campanhas do Governo Estadual, onde essa prerrogativa já é obrigatória, mas também em campanhas de clientes da iniciativa privada, usamos um casting muito diverso, com pessoas com deficiências, com corpos fora dos padrões pré-estabelecidos pela grande mídia, diversidade racial e gênero.

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