21 de junho, o Dia do profissional de Mídia

No dia 21 de junho, celebramos aqueles que desempenham um papel essencial na construção e manutenção da visibilidade e credibilidade das marcas.

O Dia do Mídia foi instituído em 1977, por Aroldo Araujo, profissional de Relações Públicas, e Carlos Alberto Nanô, proprietário de uma empresa de outdoor. 

Com as transformações na área da comunicação nos últimos anos, sobretudo durante a pandemia, a categoria foi uma das mais impactadas na forma de trabalhar. Os mídias passaram a ter o desafio de integrar o offline com o online, além de precisarem inserir seus clientes nos diversos canais e plataformas digitais existentes, de acordo com os públicos que desejam atingir.

Conversamos com profissionais de agências capixabas, que nos contaram um pouco de suas experiências e como é atuar como mídia diante de tantas transformações no mercado publicitário. Confira:

“A mídia é o ponto de início, com as pesquisas de meios, canais, audiência e seleção; e também o ponto de chegada, com a veiculação, as entregas e o pós-venda. Ter um bom profissional de mídia à disposição certamente vai aumentar consideravelmente as chances da marca realizar uma campanha de comunicação mais eficiente e bem sucedida.”

Cilene Bassani, da Artcom

“A pandemia acelerou processos digitais e provocou mudanças significativas na rotina das pessoas, impactando nos hábitos e comportamento no consumo de mídia muito rapidamente, alterando audiências e criando novos players. Tudo isso fez com que nós, profissionais do meio, tivéssemos que acompanhar toda essa dinâmica na mesma velocidade, estudando o novo cenário para podermos encontrar e entregar com precisão as mensagens de nossos clientes para os seus públicos.”

Eduardo Mendonça, da A4

“A premissa dessa função tão desafiadora é entender o comportamento do consumidor, ainda mais quando se trata de públicos tão distintos – de jovens antenados até veteranos exigentes. Nossa função para as marcas e clientes hoje é híbrida, temos que ter expertise técnica para convergir com os canais e meios, atrelando o conteúdo e criatividade para que um bom resultado seja atingido.”

Grazieli Fiorese, da Ampla

“Nós somos os responsáveis por construir, através dos meios de comunicação, a melhor estratégia de sensibilizar o público do cliente. Com a pandemia, nosso desafio foi dar um peso ainda maior para o digital e fazer com que os clientes não perdessem resultado. O mídia foi essencial para pensar nas estratégias digitais, enquanto existia um isolamento social que impossibilitava o uso de determinadas mídias.”

Haiane Machado, da MP

“As marcas, além de terem uma mensagem atrativa e impactante, necessitam que a sua comunicação seja bem direcionada e estruturada. Nesse sentido, entra o trabalho do profissional de mídia, que, através de estudos, conhecimento aprofundado e seu feeling particular, consegue planejar o melhor para que a mensagem possa ser vista. De nada adianta criar uma super campanha se ela não for vista pelo público de interesse da marca.

É o profissional de mídia que vai conseguir definir como trabalhar essa visibilidade.”

Marlon Pagoto, da Chuva

“A importância desse profissional para as marcas é fundamental porque ele precisa estar atento a tudo que está acontecendo, ter brainstorms com frequência para ver o que mais se encaixa com o que o cliente está pedindo, qual a necessidade dele. Conversamos com os clientes, montamos e reformulamos estratégias, desenvolvemos conteúdo. É maravilhoso porque você sempre está em movimento, nunca tem rotina, todos os dias são uma novidade e sua mente está sempre em busca de algo novo.”

Sylviane Romano, da Criativa

Premiação e reconhecimento

Na mesma semana em que se comemora o Dia do Mídia, aconteceu a 30° edição do Recall de Marcas da Rede Gazeta, na sexta-feira, 24. O tradicional evento premia as marcas mais lembradas pelos capixabas.

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