Os vencedores em âmbito regional do Prêmio Aberje 2023 foram revelados no mês de outubro, e uma notícia pra lá de especial chegou para o maior grupo de comunicação do ES: a Rede Gazeta venceu na categoria “Sociedade”, com o projeto Informação de Verdade. O Prêmio é promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) desde 1967.
O trabalho da Rede Gazeta integra diversas estratégias para combater a desinformação.

As iniciativas que compõem o projeto, são:
- Campanha de comunicação: Chamada de “Fake News envenena, jornalismo cura”, a campanha ressalta os perigos das notícias falsas e a relevância do jornalismo de A Gazeta, baseado na seriedade e checagem dos fatos. A produção teve assinatura da Prósper Comunicação.
- Experimento com os capixabas: Nesta parte do projeto, as fake news foram mostradas para as pessoas junto com notícias verdadeiras e elas avaliaram se compartilhariam ou não os conteúdos com conhecidos. O material foi veiculado nas diversas mídias da Rede Gazeta.
- Combate às fake news nas escolas: O time de reportagem de A Gazeta realiza oficinas com estudantes de ensino médio, compartilhando dicas valiosas para utilização de ferramentas básicas de checagem.
Fernando Lisboa, diretor executivo da Prósper Comunicação, comemora com orgulho o resultado alcançado na campanha de comunicação.
“Foi uma oportunidade única colaborar com um projeto que trata de um assunto fundamental do ponto de vista da comunicação e das transformações sociais: entender o posicionamento de marca de uma rede de comunicação e o papel que o jornalismo de qualidade tem para a sociedade.”
Além disso, o executivo destaca que apesar do desafio que é falar sobre checagem da informação e das fontes, “nós enquanto profissionais precisamos ajudar, alertar e orientar o nosso público“.
Agora, o projeto ‘Informação Pela Verdade’ vai concorrer, no mês de novembro, com outros quatro projetos na categoria nacional.
É hora de cruzar os dedos!
Texto: Thaiz Lepaus