Pesquisa analisa comportamento e consumo da Classe C capixaba

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A equipe de Inteligência de Mercado da Rede Gazeta realizou uma pesquisa essencial para o mercado capixaba conhecer os comportamentos e hábitos de seus clientes, segmentados pelas classes AB, C e DE.

Confira, abaixo, os principais insights da Classe C:

A categoria está 0,4 pp. abaixo da média brasileira. No Brasil, eles representam 47,4% da população, enquanto no Espírito Santo são 47,9%. O Estado também está 2% à frente do país no que diz respeito ao potencial de consumo do grupo.

Perfil:

A classe C capixaba é formada em sua maioria por mulheres (54%), sendo uma população mais jovem (48% está abaixo dos 35 anos) e majoritariamente evangélica (43%). O perfil se concentra nos municípios de Vila Velha (31%) e Serra (29%).

Em relação ao estado civil, o número de solteiros chega a ser 20% maior do que o número de casados na mesma classe, respectivamente 53% e 33%. Quanto ao mercado de trabalho, a maioria é assalariado (37%).

Consumo de mídia:

O consumo de internet pela classe C é o mesmo que do público geral. Já o uso de TV aberta, é 3% maior entre esse segmento.

  • Internet: 98%
  • TV aberta: 81%
  • Outdoor: 42%
  • Painéis digitais: 39%
  • Rádio: 39%
  • TV fechada: 35%
  • Estabelecimentos comerciais: 34%
  • Ônibus: 32%
  • Abrigo de ônibus: 21%
  • Jornal: 20%
  • Banca de jornal/revista: 18%

Redes sociais:

O público C é forte nas redes sociais, estando presentes principalmente no Instagram e WhatsApp.

  • WhatsApp: 73%
  • Instagram: 63%
  • Facebook: 56%
  • Youtube: 18%
  • Twitter: 7%
  • Google: 8%
  • Outros: 17%

Além disso, 50% deles têm o hábito de realizar compras na internet, sendo a maioria mensalmente (20%).

Canais mais assistidos:

81% da classe C assiste TV aberta, sendo a TV Gazeta o canal mais assistido:

  • TV Gazeta: 71%
  • TV Vitória: 55%
  • TV Tribuna: 54%
  • TV Capixaba: 18%
  • TV Cultura: 10%
  • RedeTV: 10%

Busca por marcas:

A maior parte da classe C busca por marcas na internet, número 10% maior do que o do público geral:

  • Internet/sites: 44%
  • Amigos e famílias: 28%
  • Redes sociais: 25%
  • Influenciadores digitais: 5%
  • Sites da empresa: 5%
  • Sites de avaliação: 3%

Consumo:

Confira os dados em relação as preferências de consumo da classe C:

  • 95% vão ao supermercado
  • 55% vão ao shopping
  • 77% consomem refrigerante
  • 75% consomem suco
  • 42% consomem cerveja

Consumo de laticínios:

  • Manteiga/Margarina: 91%
  • Leite: 83%
  • Queijo: 65%
  • Iogurte: 58%
  • Requeijão: 46%

Consumo de carnes/frango:

  • Carne – 94%
  • Frango – 93%

Intenção de compra para os próximos 12 meses:

  • Celular: 33%
  • Móveis: 31%
  • Fogão: 27%
  • Automóvel: 22%
  • TV: 22%
  • Geladeira: 21%
  • Eletroportátil: 20%
  • Máquina de lavar:  16%
  • Notebook: 12%
  • Ar condicionado: 9%
  • Motocicleta: 8%
  • Computador: 8%
  • Tablet: 6%
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