A equipe de Inteligência de Mercado da Rede Gazeta realizou uma pesquisa essencial para o mercado capixaba conhecer os comportamentos e hábitos de seus clientes, segmentados pelas classes AB, C e DE.
Confira, abaixo, os principais insights da Classe C:
A categoria está 0,4 pp. abaixo da média brasileira. No Brasil, eles representam 47,4% da população, enquanto no Espírito Santo são 47,9%. O Estado também está 2% à frente do país no que diz respeito ao potencial de consumo do grupo.
Perfil:
A classe C capixaba é formada em sua maioria por mulheres (54%), sendo uma população mais jovem (48% está abaixo dos 35 anos) e majoritariamente evangélica (43%). O perfil se concentra nos municípios de Vila Velha (31%) e Serra (29%).
Em relação ao estado civil, o número de solteiros chega a ser 20% maior do que o número de casados na mesma classe, respectivamente 53% e 33%. Quanto ao mercado de trabalho, a maioria é assalariado (37%).
Consumo de mídia:
O consumo de internet pela classe C é o mesmo que do público geral. Já o uso de TV aberta, é 3% maior entre esse segmento.
- Internet: 98%
- TV aberta: 81%
- Outdoor: 42%
- Painéis digitais: 39%
- Rádio: 39%
- TV fechada: 35%
- Estabelecimentos comerciais: 34%
- Ônibus: 32%
- Abrigo de ônibus: 21%
- Jornal: 20%
- Banca de jornal/revista: 18%
Redes sociais:
O público C é forte nas redes sociais, estando presentes principalmente no Instagram e WhatsApp.
- WhatsApp: 73%
- Instagram: 63%
- Facebook: 56%
- Youtube: 18%
- Twitter: 7%
- Google: 8%
- Outros: 17%
Além disso, 50% deles têm o hábito de realizar compras na internet, sendo a maioria mensalmente (20%).
Canais mais assistidos:
81% da classe C assiste TV aberta, sendo a TV Gazeta o canal mais assistido:
- TV Gazeta: 71%
- TV Vitória: 55%
- TV Tribuna: 54%
- TV Capixaba: 18%
- TV Cultura: 10%
- RedeTV: 10%
Busca por marcas:
A maior parte da classe C busca por marcas na internet, número 10% maior do que o do público geral:
- Internet/sites: 44%
- Amigos e famílias: 28%
- Redes sociais: 25%
- Influenciadores digitais: 5%
- Sites da empresa: 5%
- Sites de avaliação: 3%
Consumo:
Confira os dados em relação as preferências de consumo da classe C:
- 95% vão ao supermercado
- 55% vão ao shopping
- 77% consomem refrigerante
- 75% consomem suco
- 42% consomem cerveja
Consumo de laticínios:
- Manteiga/Margarina: 91%
- Leite: 83%
- Queijo: 65%
- Iogurte: 58%
- Requeijão: 46%
Consumo de carnes/frango:
- Carne – 94%
- Frango – 93%
Intenção de compra para os próximos 12 meses:
- Celular: 33%
- Móveis: 31%
- Fogão: 27%
- Automóvel: 22%
- TV: 22%
- Geladeira: 21%
- Eletroportátil: 20%
- Máquina de lavar: 16%
- Notebook: 12%
- Ar condicionado: 9%
- Motocicleta: 8%
- Computador: 8%
- Tablet: 6%