Pesquisa analisa comportamento e consumo da Classe AB capixaba

A equipe de Inteligência de Mercado da Rede Gazeta realizou uma pesquisa essencial para o mercado capixaba conhecer os comportamentos e hábitos de seus clientes, segmentados pelas classes AB, C e DE.

Confira, abaixo, os principais insights da Classe AB:

A categoria está 6,1 pp. acima da média brasileira. No Brasil, eles representam 24,7% da população, enquanto no Espírito Santo são 30,8%. O Estado também está 5% à frente do país no que diz respeito ao potencial de consumo do grupo.

Perfil:

A classe AB é formada em sua maioria por homens (58%), abaixo dos 35 anos, divididos entre católicos e evangélicos. O perfil se concentra no município de Vitória, sendo 13% maior do que a média geral (22%).

Em relação ao estado civil, o número de casados é 8% maior do no público geral (33%). Quanto ao mercado de trabalho, há um equilíbrio entre assalariados (27%) e autônomos (26%).

Redes sociais:

O público AB é forte nas redes sociais, estando presentes principalmente no Instagram e WhatsApp. Na internet, o destaque é para busca de notícias em geral, política e esportes.

  • Instagram: 70%
  • WhatsApp: 66%
  • Facebook: 50%
  • Youtube: 14%
  • Twitter: 13%
  • Google: 11%
  • Outros: 21%

Além disso, 68% deles têm o hábito de realizar compras na internet, sendo a maioria mensalmente (35%).

Canais mais assistidos:

72% da classe AB assiste TV aberta. Nos sete dias anteriores à pesquisa, a TV Gazeta foi o canal mais assistido pelo público AB:

  • TV Gazeta: 78%
  • TV Tribuna: 50%
  • TV Vitória: 46%
  • TV Capixaba: 21%
  • TV Cultura: 17%
  • RedeTV: 14%

Busca por marcas:

A maior parte da classe AB busca por marcas na internet, número 10% maior do que o do público geral:

  • Internet/sites: 54%
  • Amigos e famílias: 29%
  • Redes sociais: 22%
  • Influenciadores digitais: 8%
  • Sites de empresa: 8%
  • Site de avaliação: 7%

Consumo:

Confira os dados em relação as preferências de consumo da classe AB:

  • 95% vão ao supermercado
  • 70% vão ao shopping
  • 66% consomem refrigerante
  • 67% consomem suco
  • 47% consomem cerveja

Consumo de laticínios:

  • Manteiga/Margarina: 88%
  • Leite: 76%
  • Queijo: 71%
  • Iogurte: 60%
  • Requeijão: 52%

Consumo de carnes/frango:

  • Carne: 93%
  • Frango: 93%

Intenção de compra para os próximos 12 meses:

  • Automóvel: 30%
  • Celular: 30%
  • Móveis: 27%
  • Eletroportátil: 19%
  • TV: 18%
  • Fogão: 15%
  • Notebook: 14%
  • Geladeira: 13%
  • Ar condicionado: 12%
  • Motocicleta: 10%
  • Máquina de lavar: 10%
  • Computador: 7%
  • Tablet: 6%

Serviços financeiros:

69% possui cartão de crédito:

  • Mastercard: 54%
  • Visa: 53%

86% da classe AB é cliente de algum banco (6% a mais do que o público geral):

  • Caixa: 34%
  • Banco do Brasil: 24%
  • Nubank: 20%
  • Santander: 19%
  • Banestes: 19%
  • Itaú: 15%
  • Bradesco: 15%
  • Outros: 21%

Seguros:

36% possui algum tipo de seguro, com destaque para Banestes (13%) e Porto Seguro (11%):

  • Seguro de vida: 59%
  • Seguro de veículo: 53%
  • Seguro de casa: 18%
  • Seguro de loja: 4%

Estudos:

28% está estudando, sendo a maioria em instituição privada (64%) e no modelo presencial (66%).

Modelo de ensino:

  • Presencial: 66%
  • EAD: 24%
  • Semipresencial: 7%
  • Em casa: 3%

Instituição:

  • Privada: 64%
  • Pública: 33%
  • Em casa: 3%

27% tem a intenção de voltar a estudar nos próximos 12 meses. A maioria pretende ingressar em uma instituição privada (67.68%) e presencial (53%):

Modelo de ensino:

  • Presencial: 53%
  • EAD: 37%
  • Semipresencial: 7%
  • Em casa: 1%
  • NS/NR: 1%

Instituição:

  • Privada: 67.68%
  • Pública: 27.27%
  • Em casa: 1.01%
  • Não sabe: 4,04%

36% da classe AB possui filhos em idade escolar:

  • Pública: 65%
  • Privada: 32%
  • NS/NR: 2%

Locomoção:

54% utiliza carro para se locomover; 61% utiliza app de carro:

  • Uber: 88%
  • 99: 36%
  • V1: 3%

Principais motivos para o uso de app de carro:

  • Lazer: 53%
  • Ir para o trabalho: 20%
  • Ir ao médico: 16%
  • Fazer compras: 12%
  • Voltar para casa: 12%
  • Ir para a igreja: 7%
  • Ir para escola/faculdade: 4%
  • NS/NR: 2%
  • Outra: 6%

52% fará uma viagem nacional nos próximos 12 meses:

  • Avião: 58%
  • Carro: 27%
  • Ônibus: 20%
  • Outros: 4%

Saúde:

O capixaba da classe AB investe na saúde; 61% possuem plano de saúde:

  • Unimed: 22%
  • Samp: 12%
  • MedSênior: 2%

12% pretendem trocar de plano de saúde, sendo que a Unimed é a operadora mais visada entre aqueles que querem trocar de plano; 20% a mais do que a segunda escolha, a SAMP

  • Unimed: 42%
  • Samp: 22%
  • Med Sênior: 9%
  • Bradesco: 2%
  • Clínica de Todos: 2%
  • São Bernardo: 2%
  • Outra: 2%
  • NS/NR: 24%

Ao todo são mais de 561 mil capixabas que fazem parte da classe AB, com potencial de consumo per capita de 62 mil por ano.

Independente do seu público, a Rede Gazeta tem o veículo ideal para falar com ele.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp