A equipe de Inteligência de Mercado da Rede Gazeta realizou uma pesquisa essencial para o mercado capixaba conhecer os comportamentos e hábitos de seus clientes, segmentados pelas classes AB, C e DE.
Confira, abaixo, os principais insights da Classe AB:
A categoria está 6,1 pp. acima da média brasileira. No Brasil, eles representam 24,7% da população, enquanto no Espírito Santo são 30,8%. O Estado também está 5% à frente do país no que diz respeito ao potencial de consumo do grupo.
Perfil:
A classe AB é formada em sua maioria por homens (58%), abaixo dos 35 anos, divididos entre católicos e evangélicos. O perfil se concentra no município de Vitória, sendo 13% maior do que a média geral (22%).
Em relação ao estado civil, o número de casados é 8% maior do no público geral (33%). Quanto ao mercado de trabalho, há um equilíbrio entre assalariados (27%) e autônomos (26%).
Redes sociais:
O público AB é forte nas redes sociais, estando presentes principalmente no Instagram e WhatsApp. Na internet, o destaque é para busca de notícias em geral, política e esportes.
- Instagram: 70%
- WhatsApp: 66%
- Facebook: 50%
- Youtube: 14%
- Twitter: 13%
- Google: 11%
- Outros: 21%
Além disso, 68% deles têm o hábito de realizar compras na internet, sendo a maioria mensalmente (35%).
Canais mais assistidos:
72% da classe AB assiste TV aberta. Nos sete dias anteriores à pesquisa, a TV Gazeta foi o canal mais assistido pelo público AB:
- TV Gazeta: 78%
- TV Tribuna: 50%
- TV Vitória: 46%
- TV Capixaba: 21%
- TV Cultura: 17%
- RedeTV: 14%
Busca por marcas:
A maior parte da classe AB busca por marcas na internet, número 10% maior do que o do público geral:
- Internet/sites: 54%
- Amigos e famílias: 29%
- Redes sociais: 22%
- Influenciadores digitais: 8%
- Sites de empresa: 8%
- Site de avaliação: 7%
Consumo:
Confira os dados em relação as preferências de consumo da classe AB:
- 95% vão ao supermercado
- 70% vão ao shopping
- 66% consomem refrigerante
- 67% consomem suco
- 47% consomem cerveja
Consumo de laticínios:
- Manteiga/Margarina: 88%
- Leite: 76%
- Queijo: 71%
- Iogurte: 60%
- Requeijão: 52%
Consumo de carnes/frango:
- Carne: 93%
- Frango: 93%
Intenção de compra para os próximos 12 meses:
- Automóvel: 30%
- Celular: 30%
- Móveis: 27%
- Eletroportátil: 19%
- TV: 18%
- Fogão: 15%
- Notebook: 14%
- Geladeira: 13%
- Ar condicionado: 12%
- Motocicleta: 10%
- Máquina de lavar: 10%
- Computador: 7%
- Tablet: 6%
Serviços financeiros:
69% possui cartão de crédito:
- Mastercard: 54%
- Visa: 53%
86% da classe AB é cliente de algum banco (6% a mais do que o público geral):
- Caixa: 34%
- Banco do Brasil: 24%
- Nubank: 20%
- Santander: 19%
- Banestes: 19%
- Itaú: 15%
- Bradesco: 15%
- Outros: 21%
Seguros:
36% possui algum tipo de seguro, com destaque para Banestes (13%) e Porto Seguro (11%):
- Seguro de vida: 59%
- Seguro de veículo: 53%
- Seguro de casa: 18%
- Seguro de loja: 4%
Estudos:
28% está estudando, sendo a maioria em instituição privada (64%) e no modelo presencial (66%).
Modelo de ensino:
- Presencial: 66%
- EAD: 24%
- Semipresencial: 7%
- Em casa: 3%
Instituição:
- Privada: 64%
- Pública: 33%
- Em casa: 3%
27% tem a intenção de voltar a estudar nos próximos 12 meses. A maioria pretende ingressar em uma instituição privada (67.68%) e presencial (53%):
Modelo de ensino:
- Presencial: 53%
- EAD: 37%
- Semipresencial: 7%
- Em casa: 1%
- NS/NR: 1%
Instituição:
- Privada: 67.68%
- Pública: 27.27%
- Em casa: 1.01%
- Não sabe: 4,04%
36% da classe AB possui filhos em idade escolar:
- Pública: 65%
- Privada: 32%
- NS/NR: 2%
Locomoção:
54% utiliza carro para se locomover; 61% utiliza app de carro:
- Uber: 88%
- 99: 36%
- V1: 3%
Principais motivos para o uso de app de carro:
- Lazer: 53%
- Ir para o trabalho: 20%
- Ir ao médico: 16%
- Fazer compras: 12%
- Voltar para casa: 12%
- Ir para a igreja: 7%
- Ir para escola/faculdade: 4%
- NS/NR: 2%
- Outra: 6%
52% fará uma viagem nacional nos próximos 12 meses:
- Avião: 58%
- Carro: 27%
- Ônibus: 20%
- Outros: 4%
Saúde:
O capixaba da classe AB investe na saúde; 61% possuem plano de saúde:
- Unimed: 22%
- Samp: 12%
- MedSênior: 2%
12% pretendem trocar de plano de saúde, sendo que a Unimed é a operadora mais visada entre aqueles que querem trocar de plano; 20% a mais do que a segunda escolha, a SAMP
- Unimed: 42%
- Samp: 22%
- Med Sênior: 9%
- Bradesco: 2%
- Clínica de Todos: 2%
- São Bernardo: 2%
- Outra: 2%
- NS/NR: 24%
Ao todo são mais de 561 mil capixabas que fazem parte da classe AB, com potencial de consumo per capita de 62 mil por ano.
Independente do seu público, a Rede Gazeta tem o veículo ideal para falar com ele.