No próximo dia 25 de Julho o Palácio Anchieta, patrimônio capixaba e atual sede do governo do Estado, celebra 470 anos. Localizado no Centro Histórico de Vitória, a construção chama atenção por ser um verdadeiro marco arquitetônico do Espírito Santo que resiste no tempo.
A história do palácio inicia em 25 de julho de 1551 com a construção da Igreja de São Tiago. Posteriormente, serviu de colégio e residência religiosa. Somente em 1945 foi nomeada sede do governo estadual e recebeu o nome de Palácio Anchieta. Em seu interior, também funciona um importante espaço cultural rico em objetos, obras de arte, fotos e documentos.
Durante seus quase 500 anos, sofreu três grandes incêndios. Seu último grande reparo durou 5 anos e foi concluído em 2009.
SÉRIE E PÁGINA ESPECIAL
Para comemorar essa data tão marcante para um patrimônio que é parte da história do Estado, a Rede Gazeta irá promover uma série especial, durante o mês de julho, com conteúdo em redes sociais, web stories e uma página em A Gazeta.
A página especial (agazeta.com.br/palacioanchieta) dedicada ao Palácio, terá histórias, quizzes, curiosidades, fotos, vídeos, tour virtual 360°, exposições fotográficas e muito mais.
Além disso, uma live em A Gazeta será realizada na próxima quinta-feira (29), às 16h, com a participação do Gerente do Patrimônio Histórico Palácio Anchieta, Áurea Lígia Miranda Bernardi; do Jornalista, Escritor e Professor, José Antonio Martinuzzo; e do Reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta, Pe. Nilson Maróstica. A apresentação ficará por conta de Samanta Nogueira, Editora de A Gazeta.
O objetivo é promover um resgate artístico e cultural, valorizar o Palácio como ponto histórico do Espírito Santo, mantendo viva a sua história, e contribuir com a formação cultural da população capixaba.