O público e as marcas em uma só sintonia: entretenimento, relacionamento e solidariedade

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Live Junina do Alemão - Foto Werber Niero

As pessoas buscam por novas soluções de entretenimento, sobretudo diante do cenário de pandemia em que estamos vivendo. Grande parte dos brasileiros está em casa há meses, em isolamento social. Em pleno mês de junho, muita gente estava preocupada que não iria ter festa junina, uma das grandes celebrações da cultura nacional e capixaba.

A ideia então foi então promover uma live junina em casa, transmitida para todo o Espírito Santo, bem ao estilo capixaba. A atração foi produzida por um artista local de referência, o Alemão do Forró; gerando pertencimento e orgulho na população, valorizando o que é dela.

Em pleno horário nobre do dia 6 de junho, após a novela das 21h, entrou no ar a primeira live junina da televisão aberta do estado. O conteúdo de 1h30 foi exibido do início ao fim, com transmissão simultânea da TV Gazeta e do GShow ES, em um projeto multimídia, com ações também nas redes sociais. Essa exibição integral da live foi uma ação inédita na tela da Globo e de suas afiliadas.

Com isso, houve a oportunidade de explorar diferentes maneiras de desenvolver o merchandising. Com a parceria de quatro patrocinadores, foi demonstrado como é possível tornar o merchandising cada vez mais aderente ao conteúdo, enriquecendo-o.

Os festejos juninos no Espírito Santo foram oficialmente abertos em 2020. Essa foi a resposta dada pelo próprio público, que acompanhou e participou da celebração batendo recordes: 19,4 pontos de audiência (47% a mais comparado aos quatro sábados anteriores) e um dos assuntos mais comentados do Twitter no momento da live. A hashtag oficial do evento (#AlemaoEmCasa) ficou em primeiro lugar no Brasil e com o quarto no mundo.

Além de levar entretenimento, a live promoveu doações diretas ao Asilo dos Idosos de Vitória e à Central Única das Favelas Espírito Santo (Cufa/ES). Tudo isso, com uma equipe reduzida para respeitar os cuidados de isolamento social em época de pandemia do coronavírus.

“A televisão é a grande fonte de informação, mas principalmente de entretenimento. Então, quando a gente tem esses projetos especiais, como a Live do Alemão (…), são oportunidades que nós temos de nos apresentarmos ao nosso público-alvo e nos relacionarmos com ele de maneira diferente, criando vínculos que serão muito importantes na construção e consolidação da empresa(…)” Yuri Correa, gerente de Marketing da Rede Extrabom

“Nossa marca esteve presente de forma muito positiva, entrando nos lares das famílias, em um momento de entretenimento e alegria (…)”. Erik Zottele Pagung, diretor de Lácteos da Coopeavi-Veneza

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